Quem mais tributou o Brasil? Carga tributária, impostos e poder de compra de 1999 a 2026 Resumo executivo A pergunta “qual governo mais taxou?” tem quatro respostas diferentes, dependendo do critério. Misturá-las produz conclusões políticas enganosas.
Pelo critério economicamente mais útil — quanto a carga tributária efetivamente arrecadada aumentou como proporção do PIB durante o período — o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso apresenta o maior avanço diretamente observado na série da Receita Federal daquele período: de 31,74% do PIB em 1999 para 35,53% em 2002, aumento de 3,79 pontos percentuais do PIB. A própria Receita registra, nessa fase, crescimento de tributos como CPMF, imposto de renda e a introdução da CIDE-Combustíveis. É preciso, porém, fazer uma ressalva importante: essa é uma série publicada com a metodologia e o PIB disponíveis em 2003; revisões posteriores do PIB e da metodologia tributária impedem comparar o nível de 35,53% mecanicamente com os 32% de hoje. O movimento de alta dentro de 1999–2002, contudo, é inequívoco na série oficial da época.
No período para o qual existe uma série metodologicamente uniforme do Tesouro Nacional, 2010– 2025, a maior elevação recente aconteceu no terceiro governo Lula: a carga passou de 30,3% do PIB em 2023 para 32,2% em 2024 e 32,4% em 2025, ou +2,1 pontos do PIB entre o primeiro ano completo e 2025. Entretanto, comparando com a carga herdada de 2022, de 31,2%, o aumento até 2025 é de cerca de 1,2 ponto, porque 2023 constituiu uma base excepcionalmente baixa. Essa distinção é decisiva: dizer simplesmente que Lula elevou a carga em 2,1 pontos sem explicar a base de comparação exagera a mudança relativamente ao nível recebido de Bolsonaro.
Em valor nominal, o governo Lula atual arrecada muito mais que qualquer governo anterior: o Tesouro estima cerca de R$ 4,127 trilhões de receita tributária dos três níveis de governo em 2025. Isso, porém, não significa automaticamente maior tributação relativa, porque R$ 4 trilhões em 2025 não são comparáveis a R$ 478 bilhões em 2002 sem considerar inflação, crescimento nominal da economia e mudança de metodologia. Em 2024, a Receita Federal calculou R$ 3,782 trilhões e carga de 32,20% do PIB em sua nova metodologia.
No terceiro governo Lula houve, de fato, uma concentração relevante de medidas de ampliação de bases ou aumento de arrecadação: tributação de fundos fechados e investimentos no exterior; tributação federal das pequenas remessas internacionais; reversão de desonerações de combustíveis; reoneração gradual da folha; alterações do IOF em 2025; e tributação mínima de altas rendas e de dividendos remetidos ao exterior. Ao mesmo tempo, houve redução do IR para rendimentos menores e uma reforma de consumo que cria CBS, IBS e Imposto Seletivo, mas substitui gradualmente tributos existentes. Por isso, contar os novos nomes “IBS + CBS + IS” como três impostos adicionais sem contabilizar PIS, Cofins, ICMS e ISS que serão substituídos seria incorreto.
A trajetória do poder de compra não acompanha a carga tributária de maneira mecânica. Pela combinação do salário mínimo nominal legal com o IPCA, o ganho real aproximado do piso foi de cerca de +10% no FHC II, +36,5% no Lula I, +19,2% no Lula II, +11,8% no Dilma I, +4,9% no período Dilma
II/Temer, praticamente 0% no Bolsonaro e cerca de +13% no Lula III até julho de 2026. Portanto, os números não sustentam a tese simples “mais imposto = queda equivalente do poder de compra”. A incidência depende de qual imposto aumentou, quem o paga, inflação, salários, emprego, câmbio, juros, crédito, transferências e situação econômica externa. O piso salarial tampouco é equivalente ao salário médio de toda a população.
A composição importa muito. Em 2024, a Receita Federal atribuiu 1,41 ponto percentual do PIB da variação da arrecadação a tributos sobre bens e serviços, observando a natureza indireta e regressiva dessa tributação. PIS/Cofins sozinho respondeu por cerca de +0,50 ponto, em grande parte pela reversão das desonerações de combustíveis de 2023 e pela recuperação do consumo. Para uma família de baixa renda, portanto, um aumento de tributos sobre consumo pode ser mais perceptível no supermercado, energia, combustíveis e serviços do que aumento equivalente de tributação sobre lucro ou alta renda.
A situação inflacionária em agosto de 2026 exige atenção, mas os dados não caracterizam atualmente um surto inflacionário descontrolado. O IPCA de julho foi de 0,07%; acumulava 3,44% no ano e 4,44% em doze meses. Desde 2025, a meta contínua é de 3%, com tolerância de ±1,5 ponto, portanto o limite superior é 4,5%. A inflação em doze meses está apenas 0,06 ponto abaixo do teto da banda: não é hiperinflação nem explosão de preços, mas também não representa inflação confortavelmente ancorada na meta.
Pergunta Resposta obtida
Maior elevação observada da carga FHC II, +3,79 p.p. entre 1999 e 2002 na série RFB da época. dentro de um mandato no recorte 1999–2026
Maior alta na série homogênea STN Lula III, 30,3% → 32,4% entre 2023 e 2025, +2,1 p.p.; 2010–2025 contra o 31,2% herdado de 2022, +1,2 p.p.
Lula III / 2025, aproximadamente R$ 4,127 trilhões, mas Maior arrecadação nominal nominal não é comparação justa entre décadas.
Período atual com maior Lula III tem forte evidência de ampliação de bases, concentração de medidas embora acompanhada de reforma substitutiva e de arrecadatórias algumas reduções de IR.
Governo em que o piso nacional Bolsonaro, aproximadamente estabilidade real entre 2018 praticamente não ganhou poder de e 2022, em meio à pandemia e ao choque inflacionário compra mundial.
Inflação acumulada mais severa em Entre os anos destacados, 2002: 12,53%; 2015: 10,67%; ano isolado do recorte 2021: 10,06%.
IPCA 12 meses de 4,44% em julho, quase no teto de 4,5% Situação em 2026 da banda da meta.
Método, conceitos e limites da comparação
O que significa “taxar mais”
Há uma diferença fundamental entre criar um tributo, elevar uma alíquota, ampliar sua base, eliminar uma isenção e simplesmente arrecadar mais porque a economia ou os lucros cresceram.
Se o governo não alterar uma única alíquota, mas lucros empresariais, salários e consumo aumentarem, IRPJ, CSLL, IRRF, contribuição previdenciária, ICMS e outros tributos podem arrecadar mais. O contrário também ocorre: um governo pode elevar uma alíquota e ainda assim assistir à queda da carga/PIB durante uma recessão.
Por isso, esta pesquisa separa:
Carga tributária bruta/PIB: melhor indicador de quanto o Estado retira compulsoriamente da economia em relação ao tamanho dela.
Arrecadação nominal: útil para dimensionar o caixa do Estado, mas inadequada para comparar 1999 e 2025 isoladamente.
Mudança legislativa: mostra o que o Executivo propôs/sancionou ou alterou, mas uma nova lei não necessariamente aumenta a carga líquida.
Incidência: identifica se a tributação recai sobre renda, lucro, folha, patrimônio, consumo ou importações.
Poder de compra: depende de renda disponível depois de impostos diretos e do nível de preços, que já incorpora parte dos impostos indiretos.
Além disso, aproximadamente um terço da carga brasileira inclui tributos estaduais e municipais. Assim, atribuir toda a carga de ICMS, IPVA, ISS ou IPTU ao presidente seria metodologicamente incorreto. A Receita e o Tesouro consolidam União, estados e municípios justamente para medir o peso do Estado como um todo.
A quebra metodológica que muda os números
A própria Receita alterou sua metodologia recentemente. No estudo de 2024, passou a excluir FGTS e contribuições ao Sistema S da definição principal de carga tributária, mudança que reduz o nível calculado em aproximadamente 1,8 ponto percentual, embora preserve em grande medida a trajetória de alta ou queda. O relatório recalculou 2023 para 30,22% e encontrou 32,20% em 2024. Portanto, não se deve colocar lado a lado “35,53% em 2002” e “32,20% em 2024” e concluir que 2002 necessariamente tinha 3,33 pontos a mais de carga segundo uma única metodologia contemporânea.
Para 2010–2025, esta análise usa preferencialmente a série do Tesouro baseada no Government Finance Statistics Manual, que fornece uma série histórica uniforme. Para os anos anteriores utiliza os estudos contemporâneos da Receita, deixando a quebra explícita.
Esse problema aparece claramente em 2010: o estudo da Receita da época calculou 33,56% do PIB, enquanto a série posteriormente construída pelo Tesouro apresenta aproximadamente 30,3%. Não
significa que três pontos de imposto desapareceram; significa que definição, bases e tratamento estatístico mudaram.
Série anual central
A tabela a seguir concentra três variáveis que podem ser comparadas com razoável segurança: carga tributária divulgada pela fonte indicada, IPCA e salário mínimo nominal. “—” significa que não foi utilizada uma observação porque não foi localizada dentro da mesma série oficial compatível, evitando preencher lacunas com estimativas não verificadas.
Ano Governo Carga tributária, % PIB IPCA Salário mínimo de referência
1999 FHC 31,74% RFB 8,94% R$
2000 FHC 32,49% RFB 5,97% R$
2001 FHC 33,92% RFB 7,67% R$
2002 FHC 35,53% RFB 12,53% R$
2003 Lula I 34,88% RFB 9,30% R$
2006 Lula I 33,36% RFB-2010 3,14% R$
2007 Lula II 33,95% RFB-2010 4,46% R$
2008 Lula II 34,11% RFB-2010 5,90% R$
2009 Lula II 33,14% RFB-2010 4,31% R$
2010 Lula II 30,3% STN / 33,56% RFB 5,91% R$
2011 Dilma 31,0% STN 6,50% R$
2012 Dilma 30,6% STN 5,84% R$
2013 Dilma 30,3% STN 5,91% R$
2014 Dilma 29,5% STN 6,41% R$
2015 Dilma 29,7% STN 10,67% R$
2016 Dilma/Temer 29,8% STN 6,29% R$
2017 Temer 29,9% STN 2,95% R$
2018 Temer 30,4% STN 3,75% R$
2019 Bolsonaro 30,4% STN 4,31% R$
2020 Bolsonaro 29,2% STN 4,52% R$ 1.045
2021 Bolsonaro 30,9% STN 10,06% R$ 1.100
2022 Bolsonaro 31,2% STN 5,79% R$ 1.212
Ano Governo Carga tributária, % PIB IPCA Salário mínimo de referência
2023 Lula III 30,3% STN 4,62% R$ 1.320
2024 Lula III 32,2% STN 4,83% R$ 1.412
2025 Lula III 32,4% STN 4,26% R$ 1.518
2026 Lula III ano incompleto 3,44% jan–jul R$ 1.621
Fontes: Receita Federal para 1999–2003 e 2006–2010; Tesouro Nacional para a série homogênea 2010– 2025; Banco Central/IBGE para IPCA; legislação federal/DIEESE para salário mínimo.
Cronologia fiscal e legislação por mandato O gráfico histórico mostra por que comparar apenas o número de leis tributárias é insuficiente. Há governos que aumentaram alíquotas, governos que ampliaram bases, períodos de fortes desonerações e outros em que a arrecadação aumentou mesmo sem aumento generalizado de impostos.
Tributação e principais choques macroeconômicos — 1999 a 2026
| 1999 | 2001-2002 | 2003-2004 | 2006 | 2008-2009 | 2011-2014 | 2015-2016 | 2018 | 2020 | 2021-2022 | 2023-2024 | 2025-2026 |
| CPMF prorrogada e | criação da | Cofins não | criação do Simples | crise financeira | desoneração da | aumento | redução do alcance | pandemia e queda | CSLL financeira | offshore e fundos | LC 214 cria CBS IBS |
| alíquota elevada | CIDE-Combustíveis | cumulativa | Nacional | mundial | folha via CPRB | PIS/Cofins-Importação | da desoneração da | temporária da | temporariamente | exclusivos | e Imposto Seletivo |
| temporariamente | folha | carga | elevada | ||||||||
| PIS passa ao | PIS/Cofins sobre | MEI e | desaceleração | reoneração parcial | EC 132 reforma | aumento de IOF | |||||
| forte | regime não | importações | estímulos/desonerações | econômica | desonerações de | tributária | |||||
| desvalorização | cumulativo | IPI e combustíveis |
recessão e inflação tributação mínima
| elevada | reversão de | de alta renda |
|---|---|---|
| crise energética e | choque mundial de | desonerações |
| cambial | inflação |
imposto federal em reforma tributária
pequenas remessas importadas
reoneração gradual da folha
Os instrumentos da linha do tempo estão documentados em textos legais do Planalto e nos relatórios de arrecadação da Receita/Tesouro.
Mapa das principais alterações tributárias federais
A tabela não tenta contar cada alteração de alíquota de IPI, IOF ou tarifa aduaneira ocorrida em 27 anos — isso produziria centenas de atos de pouca comparabilidade. Ela identifica mudanças estrutural ou fiscalmente relevantes. A citação na última coluna abre a fonte legal/oficial.
Governo Ano Instrumento Natureza econômica
Prorrogação e alíquota de FHC 1999 EC 21/1999 CPMF 0,38% inicialmente, depois
CIDE- Nova contribuição federal
FHC 2001 Lei 10.336/2001
| Combustíveis | sobre combustíveis |
|---|---|
| Tributo/ | Fonte |
Governo Ano Instrumento Natureza econômica
Regime não cumulativo; FHC 2002 Lei 10.637/2002 PIS/Pasep alíquota geral maior
Expansão do regime não Lula I 2003 Lei 10.833/2003 Cofins 18 cumulativo
PIS/Cofins- Criação das contribuições
Lula I 2004 Lei 10.865/2004
Importação incidentes na importação
Simplificação/ Simples Lula I 2006 LC 123/2006 desoneração de micro e 20 Nacional pequenas empresas
CSLL de Aumento/setorialização da Lula II 2008 Lei 11.727/2008 instituições 21 tributação financeiras
Redução/simplificação Lula II 2008 LC 128/2008 MEI tributária para pequenos
Substituição da
CPRB/ contribuição patronal para
Dilma 2011 Lei 12.546/2011 desoneração setores —
da folha predominantemente
PIS/Cofins- Elevação das alíquotas
Dilma 2015 Lei 13.137/2015
Importação aplicáveis a importações
Aumento das alíquotas/ Dilma 2015 Lei 13.161/2015 CPRB reoneração parcial e
Retirada de setores da Temer 2018 Lei 13.670/2018 CPRB 26 desoneração
CSLL Aumento temporário para
Bolsonaro 2021 Lei 14.183/2021
financeira instituições financeiras
Reduções e desonerações IPI e Bolsonaro 2022 diversos atos relevantes, posteriormente 6 combustíveis revertidas em parte
Offshore/ Ampliação da tributação de
Lula III 2023 Lei 14.754/2023 fundos aplicações no exterior e
exclusivos fundos fechados
Cria arquitetura IBS/CBS/IS Reforma do Lula III 2023 EC 132/2023 para substituir tributos 29 consumo anteriores
Governo Ano Instrumento Natureza econômica
Alíquota federal de 20% Importações/ Lula III 2024 Lei 14.902/2024 para remessas de até US$ 30 remessas 50 no regime aplicável
Reoneração gradual da Lula III 2024 Lei 14.973/2024 Folha/CPRB 31 folha
CBS, IBS e Regulamentação/
Lula III 2025 LC 214/2025 Imposto implantação da nova
Seletivo tributação do consumo
Elevação com efeito Lula III 2025 mudanças do IOF IOF arrecadatório em crédito/
Redução para parte dos IRPF/alta contribuintes + nova Lula III 2025 Lei 15.270/2025 renda/ 33 tributação mínima de alta dividendos renda/dividendos
LC 227/2026 e Reforma Continuidade operacional
Lula III 2026
regulamentação tributária da transição
A conclusão jurídica é importante: “criou mais impostos” e “aumentou mais a carga” não são sinônimos. A reforma iniciada em 2023 realmente criou novas espécies tributárias, como o IBS, mas a Constituição determina que o sistema substitua tributos anteriores e estabelece mecanismos de alíquotas de referência. A EC 132, por exemplo, prevê a substituição da estrutura de consumo e critérios destinados a calibrar as alíquotas conforme a arrecadação. Portanto, chamar CBS + IBS + IS de “três impostos extras colocados por cima de tudo o que já existia” seria falso.
Por outro lado, offshores/fundos, pequenas importações, reoneração da folha e IOF são exemplos efetivos de ampliação ou recomposição de tributação no atual governo, ainda que algumas tenham sido acompanhadas por medidas compensatórias ou incidam sobre grupos específicos.
Carga tributária, arrecadação e composição
Carga tributária brasileira de 1999 a 2025
O gráfico deliberadamente mantém Receita e Tesouro como séries separadas, em vez de fabricar uma linha contínua. A diferença entre as linhas reflete revisões conceituais e metodológicas, não bilhões de reais desaparecendo das contas públicas.
Comparação por mandato
| Inflação | Salário |
|---|---|
| Comportamento | Leitura tributária/poder |
Período acumulada mínimo real
| observado da carga | de compra |
|---|---|
| aproximada | aproximado |
Maior alta observada da carga no recorte; CPMF/ 31,74% → 35,53%; FHC II, CIDE e aumento de
+3,79 p.p., série RFB +39,9% +10% aprox.
1999–2002 arrecadação coexistiram contemporânea com forte inflação/ câmbio depreciado.
| Séries de início/fim | PIS/Cofins foram |
|---|---|
| não devem ser | ampliados/reformulados; |
Lula I, unidas Simples reduziu custos
2003–2006 mecanicamente; de pequenos; piso
| 2006 = 33,36% na | salarial ganhou |
| RFB-2010 | fortemente da inflação. |
Carga terminou
33,95% em 2007 → aproximadamente
33,56% em 2010 na +22,2% +19,2% estável; crise de 2008–09
série RFB; −0,39 p.p. derrubou arrecadação
Grande uso de desonerações, STN: 31,0% → 29,5%; Dilma I, especialmente folha;
−1,5 p.p. entre anos +27,0% +11,8%
2011–2014 queda da carga não completos impediu deterioração macro posterior.
Reonerações em meio à recessão de 2015–16; Dilma II/
29,7% → 30,4%; +0,7 poder de compra
p.p. comprimido sobretudo
2015–2018 pela recessão, inflação e mercado de trabalho.
Pandemia derruba carga em 2020; recuperação de Bolsonaro, 30,4% → 31,2%; +0,8 lucros e arrecadação a
2019–2022 p.p. STN eleva depois; 2022 tem desonerações de combustíveis/IPI.
Forte recomposição/ 30,3% em 2023 → ampliação de bases;
32,4% em 2025; +2,1 +18,3%
Lula III, +13,1% apesar disso, piso e
p.p.; ou +1,2 p.p. aprox. até
2023–2026 aprox. rendimento real
agregado cresceram. 2022 2026 ainda incompleto.
Carga: Receita Federal e STN. Inflação: IPCA. Variação do piso real: cálculo desta pesquisa sobre os salários nominais legais, deflacionados pelo IPCA acumulado; trata-se de proxy de trabalhadores vinculados ao piso, não do salário médio nacional.
O caso de 2023–2025 mostra bem como uma narrativa pode ser verdadeira e simultaneamente incompleta. Dizer “a carga subiu 2,1 pontos no Lula” é correto se o ponto inicial escolhido for 2023. Dizer que ela subiu cerca de 1,2 ponto em relação ao último ano de Bolsonaro também é correto. A diferença ocorre porque 2023 registrou apenas 30,3% segundo o Tesouro, abaixo dos 31,2% de 2022. A comparação honesta deve mostrar as duas bases.
A explosão de 2024
A Receita calcula que a carga saltou de aproximadamente 30,22% do PIB em 2023 para 32,20% em 2024, +1,98 ponto, pela metodologia nova. O avanço federal foi de aproximadamente 19,90% para 21,30%, enquanto estados passaram de 8,01% para 8,46% e municípios de 2,31% para 2,44%.
O detalhe é ainda mais relevante para o consumidor:
| Fonte do aumento em 2024 | Contribuição aproximada à variação da carga |
| PIS/Cofins | +0,50 p.p. do PIB |
| IRRF | +0,34 p.p. |
| IPI | +0,18 p.p. |
| Impostos de importação/exportação | +0,13 p.p. |
| IRPJ/CSLL | +0,06 p.p. |
| Previdência | +0,06 p.p. |
| IRPF | +0,06 p.p. |
| CIDE-remessas | +0,05 p.p. |
| CIDE-combustíveis | +0,02 p.p. |
A Receita atribui parte importante do salto de PIS/Cofins à reversão de desonerações de combustíveis que haviam reduzido a receita de 2023, somada à recuperação do consumo. O IPI também cresceu após as reduções praticadas em 2022.
Isso significa que uma parcela da alta atual é novo aumento/ampliação, mas outra é recomposição de tributação anteriormente reduzida. Para o consumidor que começou a pagar de novo, a distinção histórica não elimina o custo; para identificar quem “criou” o custo, porém, ela é essencial.
Quanto o Estado arrecadou em dinheiro
Receita tributária nominal Ano Carga correspondente Fonte disponível
Receita Federal 1999 R$ 309,1 bilhões 31,74%
Receita tributária nominal Ano Carga correspondente Fonte disponível
Receita Federal 2002 R$ 478,3 bilhões 35,53%
Receita Federal 2003 R$ 542,8 bilhões 34,88%
Receita Federal 2006 R$ 790,4 bilhões 33,36%
Receita Federal 2007 R$ 903,4 bilhões 33,95%
Receita Federal 2008 R$ 1,034 trilhão 34,11%
Receita Federal 2009 R$ 1,055 trilhão 33,14%
33,56% na metodologia RFB da Receita Federal
Receita Federal 2023 R$ 3,308 trilhões 30,22% na metodologia RFB-2024
Receita Federal 2024 R$ 3,782 trilhões 32,20%
Tesouro Nacional 2025 R$ 4,127 trilhões 32,40% STN
A conclusão “Lula arrecadou mais de oito vezes o valor de FHC” seria matematicamente verdadeira em reais nominais e economicamente quase inútil. De 1999 a 2025 houve inflação acumulada, crescimento real, crescimento populacional, expansão do PIB nominal, formalização e mudança da própria estrutura tributária. O denominador PIB e valores reais por habitante são mais informativos para comparar governos separados por duas décadas.
Em junho de 2026, somente a arrecadação de receitas federais atingiu aproximadamente R$ 264,4 bilhões no mês, 7,7% acima de junho de 2025 em termos reais, recorde para o mês na série iniciada em 1995. Esse dado reforça que 2026 permanece um ano de arrecadação forte, mas ainda não permite calcular a carga tributária anual definitiva.
De onde vêm os impostos
Em 2021, na classificação comparável com a OCDE, o Brasil obtinha aproximadamente 14,5% do PIB em tributação de bens e serviços, 7,9% em renda/lucros, 8,4% associada à folha/contribuições e 1,6% em propriedade; a carga total apresentada nessa comparação era 32,9%. Isso ajuda a explicar uma característica estrutural brasileira: peso elevado de tributos indiretos sobre consumo comparativamente ao imposto sobre renda.
Em 2025, na metodologia GFSM do Tesouro, a estrutura estimada era aproximadamente:
| Base | % do PIB em 2025 |
| Renda, lucros e ganhos de capital | 9,16% |
| Bens e serviços | 13,78% |
| Contribuições sociais | 6,72% |
| Patrimônio | 1,73% |
| Comércio internacional | 0,71% |
| Folha, na categoria específica GFSM | 0,31% |
As categorias não são perfeitamente intercambiáveis com a tabela da OCDE/RFB, sobretudo porque contribuições sociais e folha têm tratamento estatístico distinto.
Poder de compra, cesta básica, renda e endividamento
IPCA anual no Brasil, 1999–2026
O gráfico evidencia três episódios particularmente graves de inflação no período: 2002, com 12,53%; 2015, com 10,67%; e 2021, com 10,06%. As causas foram distintas. 2002 coincidiu com choque cambial e incerteza financeira; 2015 combinou reajustes de preços administrados, depreciação cambial e crise econômica; 2021 ocorreu após o choque pandêmico, gargalos mundiais de oferta, commodities, energia e câmbio depreciado. A coincidência temporal com um presidente não demonstra que 100% da inflação tenha sido causada por política fiscal federal.
O piso salarial corrigido pela inflação
Índice aproximado do salário mínimo real
Uma forma simples de testar a afirmação “o trabalhador sempre perdeu porque os impostos subiram” é olhar o salário mínimo descontada a inflação.
Tomando o piso herdado no início de cada mandato e descontando o IPCA acumulado, os resultados aproximados são:
Piso nominal inicial → Variação real
Período IPCA acumulado
FHC II R$ 130 → R$ 200 +39,9% +10,0%
Lula I R$ 200 → R$ 350 +28,2% +36,5%
Lula II R$ 350 → R$ 510 +22,2% +19,2%
Dilma I R$ 510 → R$ 724 +27,0% +11,8%
Dilma II/
R$ 724 → R$ 954 +25,6% +4,9%
Temer
Bolsonaro R$ 954 → R$ 1.212 +26,9% ≈ +0,1%
Piso nominal inicial → Variação real
Período IPCA acumulado
+18,3% aprox. até jul/ Lula III, parcial R$ 1.212 → R$ 1.621 ≈ +13,1%
Cálculo sobre IPCA oficial e piso legal; os valores não incorporam integralmente o momento do reajuste dentro de cada ano e, portanto, devem ser lidos como comparação de pontos de referência, não como rendimento anual integral.
Isso produz uma conclusão inconveniente tanto para narrativas governistas quanto oposicionistas.
Os governos Lula I e II tiveram aumento importante de tributação em áreas específicas, mas o poder de compra do salário mínimo cresceu fortemente. Logo, não é possível dizer que essas mudanças tributárias anularam o ganho real do piso.
Por outro lado, uma alta do salário mínimo real não significa que toda a população ficou mais rica. Trabalhadores que recebem acima do piso, informais, desempregados, empresários pequenos, aposentados em faixas diferentes e famílias altamente endividadas podem ter trajetórias diferentes.
O mesmo raciocínio vale para Bolsonaro: o fato de o governo ter realizado grandes desonerações em 2022 não impediu que, na comparação de 2018 a 2022, o piso terminasse aproximadamente empatado com a inflação acumulada. A pandemia e o choque mundial de preços foram fatores centrais desse resultado.
A cesta básica mostra algo que o IPCA médio esconde
A série do DIEESE para São Paulo permite traduzir o salário em comida. A relação entre salário mínimo médio anual e cesta básica era:
| Ano | Cestas compradas com um salário mínimo em São Paulo |
|---|---|
| 1999 | 1,25 |
| 2000 | 1,28 |
| 2001 | 1,37 |
| 2002 | 1,42 |
| 2003 | 1,38 |
| 2004 | 1,47 |
| 2005 | 1,60 |
| 2006 | 1,91 |
| 2007 | 1,93 |
| 2008 | 1,74 |
| 2009 | 2,01 |
| 2010 | 2,06 |
São médias anuais da cesta de São Paulo, não uma cesta nacional.
A série mostra que, apesar de o Brasil continuar tributando fortemente o consumo, o salário mínimo comprava consideravelmente mais alimentos básicos ao final do governo Lula II do que em 1999 ou 2002. Isso é um fato incompatível com a afirmação absoluta de que a tributação ocorrida nos governos Lula necessariamente destruiu o poder de compra alimentar do piso naquele período.
Em junho de 2026, a cesta básica de São Paulo custava aproximadamente R$ 918,42. Com o salário mínimo nacional vigente de R$ 1.621, isso corresponde matematicamente a cerca de 1,77 cesta. É uma comparação mensal, portanto não deve ser colocada como se fosse diretamente a média anual de 2010, mas serve como termômetro: a capacidade alimentar do piso permanece acima de 1999–2002, porém abaixo da relação média de 2,06 observada em 2010.
Esse é provavelmente um dos indicadores mais intuitivos de “percepção real” de preços: uma família não sente inflação como uma abstração de 4%; ela sente quantas horas de trabalho são necessárias para comprar arroz, carne, leite, óleo, aluguel e energia.
A pesquisa não atribui preços anuais individuais de arroz, feijão, carne etc. entre 1999 e 2026 quando não existe uma única série nacional homogênea extraída com a mesma especificação e praça. O DIEESE disponibiliza bases mensais por capital; misturar preços de São Paulo em 1999 com média nacional de IPCA em 2026 produziria uma falsa precisão.
Renda média recente e desemprego
Os dados recentes também impedem a conclusão de que a alta tributária de 2024–25 tenha sido acompanhada por queda generalizada da renda real. Em 2025, o IBGE calculou rendimento médio mensal real de R$ 3.367 considerando todas as fontes e rendimento domiciliar real per capita de aproximadamente R$ 2.264, recordes da série correspondente.
No trimestre encerrado em janeiro de 2026, o rendimento real habitual do trabalho atingiu aproximadamente R$ 3.652; no trimestre encerrado em junho, a taxa de desocupação foi aproximadamente 5,4% e a massa de rendimentos reais habituais estava em torno de R$ 380,3 bilhões. Portanto, os dados disponíveis não mostram uma deterioração generalizada do mercado de trabalho no momento em que a carga aumentou.
Isso não prova que impostos maiores melhoraram a renda. Apenas refuta o raciocínio inverso de que o aumento da carga obrigatoriamente deveria ter produzido queda agregada da renda no mesmo período.
Para 1999–2011, a antiga PNAD e as antigas pesquisas mensais utilizavam desenho diferente da PNAD Contínua. A série atual não deve ser simplesmente colada ao rendimento médio dos anos FHC/Lula como se fosse um único levantamento sem quebra metodológica. Essa limitação é especialmente importante ao comparar “salário médio de FHC” com “salário médio de Lula 2026”.
Endividamento das famílias
Em maio de 2026, a medida do Banco Central para endividamento das famílias estava em aproximadamente 49,8% da renda, considerando a metodologia do Sistema Financeiro Nacional em relação à renda disponível bruta das famílias.
Esse número é importante para entender por que duas famílias com o mesmo ganho real de salário podem relatar situações opostas. Uma família sem dívida sente o aumento salarial quase integralmente. Outra, com cartão rotativo, financiamento e crédito pessoal, pode entregar parcela crescente da renda a juros.
A série de endividamento do Banco Central, contudo, não fornece uma medida homogênea desde 1999 com a mesma definição contemporânea. Seria incorreto inventar uma comparação “FHC 20% versus Lula 50%” combinando bases diferentes.
Correlação não é causalidade
Tomando a série homogênea do Tesouro entre 2010 e 2025, uma análise exploratória das variações anuais produz aproximadamente:
correlação entre variação da carga tributária e IPCA: +0,29;
correlação entre variação da carga tributária e crescimento real anual do salário mínimo: −0,37.
São associações fracas/moderadas, não provas causais. Uma regressão descritiva simples sugere algo próximo de −1,3 ponto percentual de crescimento real do piso para cada +1 ponto do PIB de variação da carga, mas o resultado tem amostra pequena e sofre de enorme viés de variável omitida. Câmbio, ciclo econômico, desemprego, Selic, commodities, pandemia e própria reação da arrecadação ao PIB estão simultaneamente mudando. A interpretação “cada ponto de imposto reduz o salário em 1,3 ponto” seria estatisticamente indefensável. As séries subjacentes são do Tesouro, Banco Central e legislação salarial.
Moeda, câmbio, M1–M4 e risco inflacionário
Câmbio BRL/USD no período
O real sofreu uma desvalorização nominal de longo prazo muito expressiva diante do dólar. A cotação PTAX em 19 de agosto de 2026 era R$ 5,1711 por US$ 1. O Banco Central mantém a série histórica diária da cotação.
É fundamental, porém, não transformar “o dólar passou de aproximadamente R$ 1–3 no começo do período para R$ 5” em afirmação de que “o real perdeu exatamente essa proporção do poder de compra doméstico”. O câmbio mede o preço relativo entre moedas. O poder de compra dentro do país é medido por preços e renda reais.
A depreciação cambial tem impacto relevante porque encarece, em graus diferentes, combustíveis, fertilizantes, trigo, componentes industriais, medicamentos, equipamentos e produtos importados. Ao mesmo tempo, pode elevar a receita em reais dos exportadores e alterar preços domésticos de commodities negociadas mundialmente. Portanto, câmbio é um canal de inflação, não sinônimo de inflação.
A quantidade de moeda
Agregados monetários M1 a M4
A série revisada atual do Banco Central fornece, no arquivo utilizado, os seguintes saldos de fim de período; valores em R$ trilhões:
| Ano | M1 | M2 | M3 | M4 |
| 2011 | 0,292 | 1,650 | 3,126 | 3,421 |
| 2012 | 0,333 | 1,793 | 3,610 | 3,860 |
| 2013 | 0,355 | 1,985 | 3,948 | 4,267 |
| 2014 | 0,363 | 2,186 | 4,438 | 4,774 |
| 2015 | 0,347 | 2,334 | 4,855 | 5,312 |
| 2016 | 0,363 | 2,446 | 5,371 | 5,832 |
| 2017 | 0,384 | 2,582 | 5,770 | 6,227 |
| 2018 | 0,410 | 2,851 | 6,328 | 6,761 |
| 2019 | 0,448 | 3,099 | 6,813 | 7,256 |
| 2020 | 0,641 | 3,998 | 8,036 | 8,446 |
| 2021 | 0,653 | 4,320 | 8,815 | 9,555 |
| 2022 | 0,646 | 5,105 | 9,687 | 10,710 |
| 2023 | 0,644 | 5,905 | 10,848 | 11,940 |
| 2024 | 0,677 | 6,658 | 12,101 | 13,485 |
| 2025 | 0,666 | 7,394 | 13,311 | 14,815 |
| maio/2026 | 0,656 | 7,611 | 13,805 | 15,514 |
Fonte: estatísticas monetárias do Banco Central; o próprio BCB publicou posteriormente M4 próximo de R$ 15,7 trilhões nas estatísticas de 2026.
O crescimento do M4 de aproximadamente R$ 3,4 trilhões em 2011 para quase R$ 15 trilhões em 2025 não significa que o governo “imprimiu R$ 11 trilhões”. M4 inclui agregados financeiros muito mais amplos que papel-moeda e depósitos à vista, incluindo instrumentos de poupança, títulos e outros ativos financeiros líquidos. Cresce também com inflação, PIB nominal, poupança, dívida e aprofundamento financeiro.
O salto que merece atenção monetária mais imediata é o M1 em 2020, de aproximadamente R$ 448 bilhões em dezembro de 2019 para R$ 641 bilhões em dezembro de 2020. Esse período coincide com a excepcional resposta econômica e financeira à pandemia. Mesmo nesse caso, associar posteriormente todo o IPCA de 2021 a M1 seria excessivo: gargalos internacionais, energia, alimentos, câmbio e reabertura também estavam atuando.
Relatórios antigos do Banco Central contêm agregados monetários anteriores a 2011, mas a instituição revisou conceitos/séries. Para evitar uma falsa continuidade estatística, o gráfico principal utiliza a série detalhada corrente disponível a partir de 2011, em vez de colar valores antigos de publicações históricas a uma classificação atual.
Existe risco de novo surto inflacionário em agosto de 2026?
Os dados atuais pedem uma resposta mais precisa que “sim” ou “não”.
O IPCA foi de 0,07% em julho de 2026, chegando a 3,44% de janeiro a julho e 4,44% em doze meses. A meta contínua do Banco Central é 3,0%, com intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%. Portanto, a inflação corrente em doze meses está quase exatamente no teto da tolerância.
O quadro pode ser classificado assim:
Não há evidência atual de inflação explosiva: 0,07% no último mês disponível está muito distante de um processo de aceleração mensal descontrolada.
Existe risco inflacionário relevante: 4,44% em doze meses deixa margem praticamente nula até o teto de 4,5%. O Banco Central havia registrado leituras acima da banda em período recente e indicava hiato do produto ligeiramente positivo no segundo trimestre de 2026, condição que pode manter pressão de demanda.
O câmbio não sugere, sozinho, uma crise monetária imediata: a PTAX de cerca de R$ 5,17/US$ em 19 de agosto deve ser avaliada em conjunto com juros, commodities e expectativas, e não comparada nominalmente a R$ 2 de vinte anos atrás como diagnóstico automático de colapso.
A expansão de M2–M4 não pode ser tratada como evidência automática de inflação futura, porque esses agregados incluem ativos financeiros que crescem com o tamanho nominal do sistema.
Portanto, a classificação mais consistente com os dados de 20 de agosto de 2026 é: inflação ainda alta em relação à meta e perigosamente próxima do teto da banda, mas sem evidência corrente de “surto” ou espiral inflacionária.
Conclusão comparativa A pesquisa permite separar algumas frases politicamente atraentes entre verdadeiras, parcialmente verdadeiras e falsas por simplificação.
“Lula é o presidente que mais aumentou impostos da história recente.” Isso não é demonstrado pelo indicador de carga efetivamente arrecadada no recorte completo. Entre 1999 e 2002, o segundo FHC apresentou crescimento de 3,79 pontos percentuais do PIB na série oficial contemporânea, de 31,74% para 35,53%, maior que o +2,1 observado entre 2023 e 2025 na série homogênea recente do Tesouro. A comparação entre os níveis absolutos possui incerteza metodológica, mas o salto dentro do mandato FHC é claramente grande.
“O atual governo Lula não aumentou a tributação.” Também é contradito pelos dados. A carga do Tesouro passou de 30,3% em 2023 para 32,4% em 2025; a Receita identificou uma alta excepcional de aproximadamente 1,98 ponto apenas em 2024. Houve tributação de offshores/fundos, importações de baixo valor, reoneração da folha, aumento/ recomposição de tributação sobre combustíveis, alterações de IOF e novas regras para alta renda.
“A carga de Lula aumentou 2,1 pontos em relação ao que Bolsonaro deixou.” É enganoso. Bolsonaro terminou 2022 com cerca de 31,2% na série STN. A carga caiu para 30,3% em
2023 e subiu para 32,4% em 2025. Portanto, são +2,1 pontos desde 2023, mas aproximadamente +1,2 ponto em relação a 2022.
“Lula criou três novos impostos com IBS, CBS e Imposto Seletivo e todos serão simplesmente adicionados aos anteriores.” É enganoso. São novas espécies tributárias, porém integram uma reforma constitucional destinada a substituir progressivamente PIS/Cofins, ICMS, ISS e outras incidências da antiga tributação do consumo. Isso não impede que a alíquota efetiva de determinados produtos ou serviços suba, mas contar somente os tributos criados e ignorar os extintos é metodologicamente errado.
“Bolsonaro só reduziu imposto.” É falso como afirmação absoluta. O governo realizou reduções relevantes, sobretudo no final do mandato, mas também houve aumento temporário de CSLL sobre instituições financeiras. E, apesar das desonerações, a carga do Tesouro terminou 2022 em 31,2%, contra 30,4% em 2019, refletindo também recuperação da economia e forte arrecadação de lucros/renda.
“Dilma foi quem mais aumentou impostos.” Os números agregados também não sustentam isso. No primeiro mandato, a série STN cai de 31,0% em 2011 para 29,5% em 2014, período marcado justamente por amplas desonerações. O problema econômico subsequente foi severo, mas não pode ser descrito honestamente como resultado de uma explosão da carga tributária agregada durante Dilma I. A reoneração começa posteriormente, sobretudo em 2015.
“Mais carga significa necessariamente menor poder de compra no mesmo governo.” É refutado pela própria história do período. A carga cresceu fortemente no FHC II e o salário mínimo ainda ganhou aproximadamente 10% em termos reais; nos governos Lula I e II o piso ganhou cerca de 36,5% e 19,2%, respectivamente; no Bolsonaro houve ampla desoneração em 2022, mas o ganho real do piso no mandato inteiro ficou aproximadamente zerado. Os fatores que explicam poder de compra são mais amplos do que tributação.
Ao mesmo tempo, a forma da tributação importa tanto quanto o total. O Brasil mantém forte peso sobre consumo; em 2024, justamente os tributos sobre bens e serviços deram contribuição particularmente grande ao aumento da carga. Esse tipo de incidência é mais facilmente repassado a preços e, proporcionalmente à renda, tende a pressionar mais famílias pobres. Portanto, é perfeitamente possível observar simultaneamente rendimento real agregado crescente e famílias reclamando de supermercado, energia, combustível, importações e custo de vida.
A classificação final, portanto, é:
Governo/ Critério período com Veredito maior destaque
+3,79 p.p. na série RFB contemporânea; Maior aumento observado da FHC II, 1999– comparação absoluta com séries modernas carga/PIB no recorte 2002 tem limite metodológico.
Maior aumento desde 2010 em série homogênea, Lula III, 2023–
+2,1 p.p., de 30,3% para 32,4%. 2
primeiro ano completo → 2025 último disponível
Governo/ Critério período com Veredito maior destaque
Aumento do Lula III contra a carga efetivamente herdada Lula III Aproximadamente +1,2 p.p., não +2,1.
Aproximadamente R$ 4,127 trilhões; não Maior arrecadação nominal Lula III / 2025 deve ser usada isoladamente para comparar décadas.
Evidência relevante em offshore/fundos, Maior concentração recente importações, folha, IOF e alta renda, mas Lula III de medidas ampliando bases com reduções compensatórias e reforma substitutiva.
Ganho real aproximado mais Cerca de +36,5%, seguido de Lula II com Lula I forte do salário mínimo +19,2%.
Pior proteção do piso contra Aproximadamente zero de ganho real inflação entre mandatos Bolsonaro entre o piso herdado e o de 2022; pandemia completos recentes é grande confundidor.
Tributos sobre bens/serviços responderam Maior pressão tributária
2024, Lula III por parcela central do aumento da carga.
Arrecadação federal forte; IPCA 12 meses Situação de 2026 Lula III de 4,44%, próximo ao teto de 4,5%; carga anual ainda não fechada.
Assim, à pergunta central “qual governo mais taxou?”, a resposta tecnicamente defensável é:
FHC II apresenta o maior aumento diretamente observado da carga tributária em relação ao PIB dentro do recorte 1999–2026, com +3,79 pontos na série oficial da época. O atual Lula III registra a maior elevação na série metodologicamente homogênea do Tesouro desde 2010 e uma das maiores recomposições recentes, chegando a 32,4% do PIB em 2025, mas o aumento em relação ao 31,2% efetivamente herdado de 2022 é cerca de 1,2 ponto, não 2,1. Em reais nominais, o atual governo arrecada mais que todos os anteriores, mas esse resultado é inevitavelmente influenciado por inflação e expansão nominal da economia.
E, quanto ao impacto mensurável no poder de compra, os dados não permitem atribuir uma perda equivalente ao aumento da carga. A tributação indireta — especialmente consumo, combustível e importações — efetivamente pressiona preços e renda disponível, mas seus efeitos ocorreram simultaneamente a alterações de salário, emprego e renda real. Até 2026, o terceiro Lula apresenta carga maior e maior número de medidas arrecadatórias, porém também salário mínimo real e rendimentos do trabalho maiores; portanto, afirmar que a alta tributária sozinha destruiu o poder de compra agregado não é sustentado pelos dados. A crítica empiricamente mais forte ao período atual está na elevação rápida da carga em 2024–25, na recomposição de tributos que atingem consumo e importações e em uma inflação de 4,44% ainda praticamente encostada no teto da meta, e não em uma alegação de colapso generalizado da renda que as estatísticas atuais não confirmam.
1 13 36 37 58 63 Microsoft Word - CTB 2003 Texto https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-2003
2 48 62 gov.br https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/avaliacao-da-gestao-dos-administradores/prestacao-de- contas-do-presidente-da-republica/2025/AnexoEstimativadaCargaTributriaBoletim_CTB_20251.pdf
3 6 11 59 66 Análise da Arrecadação das Receitas Federais https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-2024
4 8 28 35 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14754.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14754.htm
5 10 41 64 Banco Central do Brasil https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicometas
7 54https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/ releases/47739-ipca-fica-em-0-07-em-julho https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/47739-ipca-fica-em-0-07- em-julho
9 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/ 32724-ipca-sobe-0-73-em-dezembro-e-fecha-2021-em-10-06 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/32724-ipca-sobe-0-73- em-dezembro-e-fecha-2021-em-10-06
12 38 Capa e Introducao - 2010 https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-2010
14 15 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc21.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc21.htm
16 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10336.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10336.htm
17 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10637.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10637.htm
18 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.833.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.833.htm
19 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm
20 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm
21 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11727.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11727.htm
22 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm
23 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12546.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12546.htm
24 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13137.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13137.htm
25 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13161.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13161.htm
26 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13670.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13670.htm
27 61 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14183.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14183.htm
29 60 Emenda Constitucional nº 132 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc132.htm
30 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14902.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14902.htm
31 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14973.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14973.htm
32 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp214.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp214.htm
33 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/l15270.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/l15270.htm
34 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp227.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp227.htm
39 65 https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2026/julho/arrecadacao-federal-em-junho- totaliza-r-264-4-bilhoes https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2026/julho/arrecadacao-federal-em-junho-totaliza-r-264-4-bilhoes
40 42 gov.br https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-2022
43 www.dieese.org.br https://www.dieese.org.br/notatecnica/2011/notaTec93salarioMinimo2011/9.html
44 https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2026/202606cestabasica.html https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2026/202606cestabasica.html
45 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/46579- rendimento-medio-da-populacao-brasileira-atinge-r-3-367-em-2025 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/46579-rendimento-medio-da- populacao-brasileira-atinge-r-3-367-em-2025
46 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/45990- taxa-de-desocupacao-e-de-5-4-no-trimestre-encerrado-em-janeiro-e-rendimento-atinge-recorde https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/45990-taxa-de-desocupacao-e- de-5-4-no-trimestre-encerrado-em-janeiro-e-rendimento-atinge-recorde
47 50 52 57 https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasmonetariascredito https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasmonetariascredito
49 56 Banco Central do Brasil https://www.bcb.gov.br/rex/sml/UYU_taxas.asp?frame=1
51 Estatísticas Monetárias - Panorama das Sociedades de ... https://www.bcb.gov.br/estatisticas/panoramaosd?utm_source=chatgpt.com
53 https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/notastecnicas/
nt%2048_dstat_dimob_novembro_2018.pdf https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/notastecnicas/nt%2048_dstat_dimob_novembro_2018.pdf
55 https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/RPM_2026_2T.pdf https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/RPM_2026_2T.pdf