Todos os estudos
1º/1/1999 – 19/8/2026

Poder de compra, endividamento, mortalidade, segurança, tributos e mídias

Painel de indicadores com fontes exclusivamente oficiais

Método: Prioriza IBGE, Banco Central, Receita Federal, Tesouro, Ipea, Ministério da Saúde, CGU, AGU, MP e STF; reportagem comercial não é fundamento central.

Em uma leitura rápida

  • “O indicador aconteceu durante o governo X” não significa “o governo X causou o indicador” — vale tanto para pioras quanto para melhoras.
  • IPCA: 8,94% em 1999, picos de 12,53% (2002), 10,67% (2015) e 10,06% (2021), e 4,26% em 2025.
  • Inflação de alimentos: pico de 19,47% em 2002 e 14,09% em 2020; 2,95% em 2025.
  • Mortalidade infantil e inflação acumulada estão muito abaixo do início do recorte; homicídios caem forte após o pico de 2017.
  • O Brasil de 2026 combina indicadores favoráveis com endividamento familiar elevado, juros altos, alta recente da carga tributária e déficit de saneamento.

Brasil de 1999 a 2026: economia, poder de compra, endividamento, mortalidade, segurança, corrupção, tributos e regulação das mídias Critério da pesquisa e o que os dados permitem concluir O recorte adotado começa em 1º de janeiro de 1999, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, e termina em 19 de agosto de 2026, no quarto ano do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Para reduzir interferência editorial ou partidária, a análise abaixo prioriza IBGE, Banco Central, Receita Federal, Tesouro Nacional, Ipea, Ministério da Saúde, CGU, AGU, Ministério Público, STF, Câmara, Planalto, SEC dos Estados Unidos e bases oficiais de contratação pública. Reportagens comerciais não são usadas como fundamento central.

Há uma conclusão metodológica importante antes de qualquer julgamento político: “o indicador aconteceu durante o governo X” não significa automaticamente “o governo X causou o indicador”. A inflação de 2020-2022, por exemplo, foi afetada simultaneamente pela pandemia, gargalos internacionais, câmbio, commodities, petróleo, política monetária e medidas domésticas; homicídios dependem fortemente dos estados; e os esquemas de corrupção frequentemente atravessam mais de um mandato e só são descobertos anos depois. O mesmo cuidado vale para melhoras: crescimento de renda, queda de homicídios ou queda da mortalidade infantil também não podem ser atribuídos integralmente ao presidente da República.

O retrato até agosto de 2026 é, por isso, mais complexo do que a ideia de que “tudo piorou” ou de que “tudo melhorou” sob determinado partido. A inflação acumulada e a mortalidade infantil são muito menores hoje do que no início do recorte; a taxa oficial de homicídios caiu fortemente depois do pico de 2017; e desemprego e renda estão em níveis historicamente favoráveis nas séries atuais. Ao mesmo tempo, o Brasil de 2026 convive com endividamento familiar elevado, comprometimento de renda alto, juros básicos ainda muito elevados, aumento recente da carga tributária, déficit importante de saneamento, criminalidade organizada persistente e consequências institucionais de grandes esquemas de corrupção.

Um painel inicial mostra por que uma narrativa unidirecional seria enganosa:

Ponto antigo Pior/pico importante no Situação mais recente

Indicador

relevante recorte disponível

4,26% em 2025; 12,53% em 2002; 10,67% IPCA 8,94% em 1999 4,44% em 12 meses em 2015; 10,06% em 2021 até jul/2026

2,95% em 2025; Inflação de 19,47% em 2002; 14,09% em

8,14% em 1999 3,86% jan-jul/2026

Ponto antigo Pior/pico importante no Situação mais recente

Indicador

relevante recorte disponível

forte deterioração na 5,4% no 2º trimestre

séries do IBGE recessão de 2015-16 e

Desemprego de 2026, na PNAD

mudaram no período pandemia, conforme séries

Contínua 4 correspondentes

indicador moderno cerca de 49%-50% da renda

Endividamento 49,8% em maio/2026

não cobre 1999 de em vários momentos

forma comparável recentes

Mortalidade 12,3 por mil em 2024

29,0 por mil em 2000 tendência secular de queda

série nacional aproximadamente 32,1/100 2024, mas 23,4

Homicídios

comparável do Atlas mil em 2017 na série estimados após

a partir de 2000 revisada correção de

30,32% do PIB em 32,4% do PIB em

33,64% em 2007 na série Carga tributária 1999, metodologia 2025, metodologia antiga da Receita

da época atual do Tesouro 8

ciclos muito elevados em 14,00% a.a. em

Selic profundamente ao

diversos momentos agosto/2026 9

Um cuidado especial deve ser tomado com desemprego, carga tributária, mortalidade e homicídios: as metodologias mudaram. O Banco Mundial/ILO oferece uma série harmonizada de desemprego para comparações longas, enquanto a PNAD Contínua é a melhor medida doméstica recente; Receita e Tesouro revisaram a metodologia da carga tributária; e o Atlas da Violência recalculou denominadores populacionais e passou a estimar “homicídios ocultos”. Portanto, comparar números de versões diferentes como se fossem a mesma série pode gerar conclusões politicamente atraentes, mas estatisticamente erradas.

Inflação, economia, salário, consumo e endividamento A inflação é uma das áreas em que o histórico contradiz tanto a narrativa de que o PT sempre manteve preços baixos quanto a narrativa oposta de que a inflação atual seria a pior do período. Utilizando as taxas anuais oficiais do IPCA do IBGE e compondo-as ano a ano, temos:

IPCA acumulado no Alimentos e bebidas Salário mínimo

Período presidencial

período acumulados nominal: início → fim

FHC II — 1999-2002 39,9% 46,2% R$136 → R$200

Lula I — 2003-2006 28,2% 15,2% R$240 → R$350

Lula II — 2007-2010 22,2% 40,2% R$380 → R$510

Dilma I — 2011-2014 27,0% 38,0% R$545 → R$724

IPCA acumulado no Alimentos e bebidas Salário mínimo

Período presidencial

período acumulados nominal: início → fim

Dilma II + Temer —

25,6% 24,2% R$788 → R$954

Bolsonaro —

26,9% 46,2% R$998 → R$1.212

Lula III — 2023-jul/

aprox. 18,3% aprox. 16,3% R$1.320* → R$1.621

*Em 2023 houve primeiro o valor de R$1.302 e posteriormente R$1.320. Os acumulados da tabela são cálculos compostos a partir das taxas anuais oficiais do IBGE; Lula III ainda é um período incompleto e, portanto, seu acumulado não deve ser comparado diretamente com quatro anos completos. Os valores históricos do salário mínimo são os fixados em legislação federal.

A primeira constatação é relevante: a maior inflação anual do recorte ocorreu em 2002, último ano de FHC II: 12,53%. O primeiro governo Lula recebeu, portanto, inflação já elevada e terminou 2006 com IPCA de 3,14%. Isso é uma melhora real e mensurável, ainda que parte dela resulte de política monetária, câmbio, cenário externo e manutenção do regime macroeconômico anterior, e não exclusivamente de decisões presidenciais.

No segundo mandato de Lula, o IPCA anual permaneceu entre 4,31% e 5,91% depois de 2007, mas há uma diferença importante entre inflação geral e inflação sentida no supermercado: alimentos e bebidas acumularam cerca de 40,2% entre 2007 e 2010, apesar de o IPCA geral ter acumulado aproximadamente 22,2%. Portanto, a afirmação de que “inflação baixa” necessariamente significou estabilidade do custo da alimentação é incorreta.

O período Dilma apresenta outra mudança. O primeiro mandato terminou 2014 com IPCA de 6,41%; em 2015 a inflação saltou para 10,67%, maior taxa desde 2002, simultaneamente a uma recessão em que o PIB caiu cerca de 3,5%. Isso forma um dos piores episódios macroeconômicos do recorte porque inflação alta coincidiu com contração econômica. A deterioração começou durante Dilma, embora o quadro também envolvesse correções de preços administrados, crise política, deterioração fiscal e queda da confiança.

Sob Bolsonaro, o IPCA foi 4,31% em 2019, 4,52% em 2020, 10,06% em 2021 e 5,79% em 2022; alimentos e bebidas acumularam aproximadamente 46,2% nos quatro anos, praticamente o mesmo acumulado alimentar de FHC II. A pandemia, os gargalos globais, petróleo, commodities e câmbio tornam metodologicamente errado atribuir integralmente essa inflação ao Planalto; ao mesmo tempo, esses fatores externos também não significam que políticas domésticas sejam irrelevantes.

No terceiro governo Lula, o quadro até julho de 2026 não configura hiperinflação nem a maior inflação do recorte: o IPCA foi 4,62% em 2023, 4,83% em 2024, 4,26% em 2025 e acumulava 3,44% em 2026 até julho, com 4,44% em doze meses. O custo de vida, entretanto, não pode ser julgado apenas pela inflação corrente: preços que subiram no passado não voltam ao nível anterior quando a inflação cai; apenas passam a crescer mais lentamente. É por isso que é possível simultaneamente ter inflação anual de 4%-5% e consumidores continuarem dizendo que os preços “estão altos”.

No mercado de trabalho, o cenário de 2025-26 é significativamente melhor do que durante a recessão de 2015-16 ou a pandemia: a taxa de desocupação atingiu 5,4% no segundo trimestre de 2026, e o

IBGE estimou em 2025 renda mensal real média de todas as fontes de R$3.367 e renda domiciliar real per capita de R$2.264, em níveis elevados da série. No início de 2026, o rendimento real habitual do trabalho estava em aproximadamente R$3.652. Esses números contradizem a tese de que todos os indicadores econômicos atuais estejam em colapso, embora não eliminem problemas de produtividade, informalidade, dívida ou custo do crédito.

O PIB cresceu 2,3% em 2025, totalizando aproximadamente R$12,7 trilhões, e avançou 1,1% no primeiro trimestre de 2026 contra o trimestre anterior. Isso representa crescimento, não recessão, mas também uma desaceleração em relação aos ritmos mais fortes imediatamente anteriores.

O ponto em que a situação atual fica bem menos confortável é o crédito. O Banco Central define o endividamento das famílias como a dívida dos tomadores de crédito no Sistema Financeiro Nacional em relação à renda nacional disponível bruta das famílias acumulada em doze meses. A medida estava em 49,8% em abril e maio de 2026, aproximadamente 0,9 ponto percentual acima de doze meses antes; o comprometimento de renda estava em torno de 28,2% em abril. A inadimplência do crédito livre às famílias chegou a 7,6% naquele momento.

O gráfico do próprio BC mostra uma transformação importante: o endividamento agregado, que estava na casa de 41%-42% em 2018-2019, saltou para perto de 49% durante 2020-21, recuou parcialmente e voltou a subir em 2025-26. O Banco Central afirma expressamente que o comprometimento e o endividamento cresceram novamente no segundo semestre de 2025 e que modalidades mais caras — especialmente cartão e crédito pessoal não consignado — pressionam a capacidade de pagamento, sobretudo dos tomadores de menor renda.

Em março de 2023, o BC calculava 15,1 milhões de “endividados de risco”, equivalentes a 14,2% dos tomadores de crédito, contra proporção 4,3 pontos percentuais menor em março de 2021. Isso ilustra a ambiguidade da expansão do consumo via crédito: ela aumenta a capacidade imediata de compra e pode financiar imóveis, veículos e bens duráveis, mas, quando juros e comprometimento de renda sobem, transforma parte desse ganho presente em fragilidade futura.

Em agosto de 2026 a Selic estava em 14,00% ao ano, depois de 15,00% no início do ano. Portanto, mesmo com desemprego baixo e renda real mais alta, o custo financeiro continua sendo um freio importante ao consumo financiado, investimento e renegociação das dívidas.

Mortalidade, saúde, saneamento e segurança pública A mortalidade infantil é um dos indicadores que mais claramente impede uma interpretação puramente partidária da história recente. A série do IBGE registrava aproximadamente 29,02 mortes de crianças menores de um ano por mil nascidos vivos em 2000; caiu para 26,04 em 2002, 21,04 em 2006, 17,22 em 2010, 14,40 em 2014 e continuou diminuindo posteriormente. O IBGE estimou 12,5 por mil em 2023 e 12,3 em 2024.

Isso significa uma redução de aproximadamente 58% entre 2000 e 2024. Seria incorreto atribuir essa queda a um único presidente: ela atravessa FHC, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula novamente e reflete combinação de vacinação, atenção básica, renda, educação materna, saneamento, assistência obstétrica e neonatal e mudanças demográficas. Mas também seria incorreto dizer que “a mortalidade só piorou no Brasil do PT”, porque os dados oficiais mostram exatamente o contrário na mortalidade infantil.

Há ainda uma diferença metodológica que precisa ser preservada. O Ministério da Saúde produz taxas corrigidas a partir de SIM e Sinasc, enquanto o IBGE divulga estimativas demográficas. Em uma série do Ministério, por exemplo, a mortalidade infantil aparece em cerca de 16,0 em 2010, 13,3 em 2015 e aproximadamente 13-14 nos anos seguintes, valores próximos, mas não idênticos, aos do IBGE. Misturar silenciosamente essas duas séries produziria diferenças artificiais.

A melhora da mortalidade também não significa que a infraestrutura sanitária esteja resolvida. Em 2023, 85,9% dos domicílios tinham acesso à rede geral de água, enquanto 69,9% utilizavam rede geral ou solução séptica considerada no indicador de esgotamento pesquisado pelo IBGE. No Censo 2022, 75,7% da população estava atendida por rede ou fossa séptica segundo outra definição. As diferenças reforçam que ainda existe um contingente expressivo sem infraestrutura adequada e que os percentuais não são diretamente intercambiáveis porque têm unidades e definições distintas.

Na segurança pública ocorre fenômeno semelhante: há melhora considerável no indicador nacional de homicídios, porém isso não equivale ao desaparecimento da insegurança ou das facções criminosas.

A edição mais recente do Atlas da Violência informa que, em 2024, foram registrados oficialmente 42.590 homicídios, equivalentes a 20,1 por 100 mil habitantes. Na série recalculada do Atlas, a taxa oficial foi aproximadamente 30,2 em 2014, 29,3 em 2015, 30,8 em 2016, 32,1 em 2017, 28,2 em 2018, 22,0 em 2019, 23,9 em 2020, 22,8 em 2021, 22,1 em 2022, 21,7 em 2023 e 20,1 em 2024.

Isso representa queda de aproximadamente 37% da taxa oficial entre o pico de 2017 e 2024. A redução começou durante Temer, continuou durante Bolsonaro e persistiu nos primeiros anos de Lula III; atribuí-la integralmente a qualquer um deles seria injustificável porque policiamento, investigação criminal e administração penitenciária são fortemente estaduais.

Há, porém, uma correção crucial. O próprio Atlas alerta que as Mortes Violentas por Causa Indeterminada cresceram 23,8% em 2024, com 3.311 casos adicionais, prejudicando a classificação. Quando o Ipea estima os homicídios ocultos dentro dessas mortes, a taxa de 2024 sobe de 20,1 para cerca de 23,4 por 100 mil. Pela medida oficial a queda 2023-24 foi 7,4%; pela medida corrigida, apenas aproximadamente 0,4%. Portanto, dizer simplesmente que “os homicídios despencaram 7,4% em 2024” sem mencionar a piora da classificação seria incompleto.

O próprio Atlas de 2026 conclui que, apesar da queda histórica das taxas oficiais desde 2018, permanecem desafios estruturais ligados à expansão do crime organizado e à insegurança. Assim, duas afirmações aparentemente contraditórias podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: o Brasil mata proporcionalmente menos do que no pico de 2017, mas organizações criminosas continuam representando um problema estrutural grave.

Para roubos, furtos e parte da violência não letal, esta pesquisa deliberadamente não cria uma série nacional artificial de 1999 a 2026: registros policiais são produzidos pelos estados, a cobertura nacional e as classificações mudaram ao longo das décadas e uma tabela que fingisse comparabilidade perfeita seria mais enganosa do que informativa. Para a comparação longa, homicídio baseado no SIM é o indicador mais robusto disponível no recorte utilizado pelo Atlas.

Corrupção, valores documentados e o que poderiam representar socialmente Aqui é indispensável separar cinco coisas frequentemente misturadas no debate político: valor movimentado pelo esquema, propina, superfaturamento, prejuízo contábil e valor de acordo/ ressarcimento/multa. Não são sinônimos. Somá-los como se fossem “todo o dinheiro roubado” produz números falsos.

Valor que pode ser

Período político O que está juridicamente/

Caso usado com

relacionado documentalmente estabelecido

Não uso um “total roubado” único Após 53 sessões, o STF condenou

fatos concentrados porque diferentes

25 réus, segundo registro do MPF. Mensalão / sobretudo em Lula números A existência do esquema deixou AP 470 I; julgamento publicados de ser mera acusação após as

condenações. 26 objetos jurídicos diferentes.

A Petrobras reconheceu contabilmente uma baixa de

contratos eaproximadamente R$6,194
pagamentosbilhões associada a pagamentos

atravessaram anos indevidos incorporados ao custo

de governos Lula e dos ativos; o filing apresentado à

Dilma; SEC descreveu o equivalente em

reconhecimentodólares. Isso é baixa contábil
contábil em 2014estimada, não sinônimo de

“R$6,194 bi colocados no bolso de políticos”.

CGU/AGU fixaram pagamento de

fatos atingiram R$2.727.239.997,64, abrangendo

Odebrecht/ diversos contratos e devolução de vantagens, R$2,727 bi, como Novonor — administrações; reparação de dano e multas. valor do acordo. leniência acordo firmado em Portanto, não é correto chamar

2018 todo o montante de “dinheiro

Órgãos de controle passaram a investigar aproximadamente R$6,3 bilhões em descontos no

período. Como investigação e Descontos investigados entre descontos ressarcimentos continuam, não é associativos 2019 e 2024, investigados, não correto tratar R$6,3 bi como do INSS atravessando prejuízo judicial corrupção definitivamente

Bolsonaro e Lula III final.

provada nem atribuí-los integralmente a um único governo.

O caso Petrobras é particularmente importante para desmontar exageros de ambos os lados. A existência de corrupção e de pagamentos indevidos é documental; negar isso é incompatível com os registros oficiais e corporativos. Mas transformar automaticamente a baixa contábil de R$6,194 bilhões em “R$6,194 bilhões roubados pessoalmente por políticos do PT” também excede o que o número contábil demonstra.

Também é historicamente incorreto tratar a política anticorrupção do período Dilma como inexistente. A Lei 12.846/2013, Lei Anticorrupção, criou responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública e autorizou multas de 0,1% a 20% do faturamento bruto em determinadas condições. Isso não apaga os crimes ocorridos, mas faz parte do balanço institucional do período.

Para transformar os valores em algo compreensível socialmente, podemos fazer exatamente o exercício solicitado, desde que ele seja rotulado corretamente como equivalência de escala, e não como prova de que determinado hospital ou creche deixou de existir por causa daquele esquema.

Como referência habitacional, o MCMV-FAR de 2025 estabeleceu tetos de subvenção de aproximadamente R$140 mil a R$170 mil por casa, com valores maiores em algumas tipologias e regiões. Utilizando R$170 mil por unidade apenas como referência:

Dividido por R$170 mil por Valor de referência Ordem de grandeza moradia

mais de 16 mil R$2,727 bi do acordo Odebrecht ≈16.043 moradias unidades

mais de 36 mil R$6,194 bi da baixa Petrobras ≈36.435 moradias unidades

R$6,3 bi dos descontos investigados no cerca de 37 mil ≈37.059 moradias INSS unidades

Como referência educacional, uma contratação pública de 2024 para uma Creche Proinfância Tipo I, padrão FNDE, teve custo estimado de aproximadamente R$4,051 milhões; outros municípios apresentam valores maiores ou menores, portanto esse número serve apenas como unidade de comparação.

Aplicando esse benchmark:

Valor de referênciaCreches de R$4,051 mi em equivalência
R$2,727 bi≈673 creches
R$6,194 bi≈1.529 creches
R$6,3 bi≈1.555 creches

Essas equivalências não devem ser somadas e não significam que o Brasil efetivamente perdeu 3.757 creches ou 89 mil casas. Os valores têm naturezas jurídicas e anos diferentes; multas de leniência não equivalem a recursos desviados; parte dos recursos pode ser recuperada; e o custo de construção muda no tempo e por região. O exercício serve para revelar ordem de grandeza: alguns bilhões de

reais correspondem, de fato, a milhares de unidades de infraestrutura social em preços contemporâneos.

Essa distinção é fundamental para a narrativa que você pretende confrontar. A formulação tecnicamente defensável não é “a corrupção X matou Y pessoas porque roubou o dinheiro de Y hospitais”. O que os dados permitem dizer é: “o valor documentado associado ao evento X é da mesma ordem de grandeza do custo de milhares de moradias ou centenas/milhares de equipamentos educacionais; não é possível provar que esses projetos específicos seriam realizados na ausência da corrupção.”

Carga tributária, impostos, juros e regulação das mídias A carga tributária é um dos campos em que números verdadeiros são frequentemente usados de maneira enganosa porque houve mudanças de metodologia.

Em 1999, a Receita Federal calculou carga tributária bruta de 30,32% do PIB, contra 29,90% em 1998. O próprio estudo atribuiu parte do aumento a medidas ativas de arrecadação e registrou o choque da desvalorização cambial de 1999. Em 2001, a metodologia da época chegou a 34,36% do PIB.

Na série histórica publicada pela Receita em 2019, a carga era 33,26% em 2018, e o documento dizia que esse nível ainda era inferior ao recorde de 33,64% em 2007, durante Lula II. A própria Receita advertia que comparações internacionais e históricas exigem cautela metodológica.

O Tesouro Nacional atualmente utiliza uma série revisada, alinhada ao padrão GFS do FMI. Nessa metodologia, os números selecionados são:

AnoCarga tributária do governo geral / PIB
201030,3%
201429,5%
201529,7%
201830,4%
201930,4%
202029,2%
202130,9%
202231,2%
202330,3%
202432,2%
202532,4%

A alta de 30,3% para 32,4% do PIB entre 2023 e 2025 dentro da mesma metodologia é, portanto, real e relevante. Em 2025, 21,60 pontos do PIB correspondiam ao governo central, 8,38 aos estados e 2,42 aos municípios.

Mas daí não se segue que “2025 tem a maior carga tributária de toda a história”. A série antiga da Receita tinha valores superiores em outros anos, como 2007; a série atual do Tesouro revisou conceitos e retroage apenas de forma consistente por determinado período. Usar 33,64% de 2007 de uma metodologia e 32,4% de 2025 de outra para construir um ranking exato seria metodologicamente impróprio.

A reforma tributária aprovada no atual mandato Lula também precisa ser descrita sem slogan. A Emenda Constitucional 132/2023 reformou a tributação do consumo; a Lei Complementar 214/2025 instituiu IBS, CBS e Imposto Seletivo, com transição e substituição gradual de tributos existentes. Portanto, chamá-los simplesmente de “três impostos novos colocados permanentemente por cima de todos os anteriores” não descreve corretamente o desenho legal. Isso não significa que todo contribuinte pagará menos: setores e famílias podem ser afetados de maneira diferente, e a alíquota efetiva só pode ser julgada com a transição implementada.

Outro caso útil para confrontar promessa e resultado é o Imposto de Renda. O governo Lula encaminhou em 2025 o projeto de isenção para rendimentos mensais de até R$5 mil; a medida foi posteriormente sancionada e passou a produzir efeitos em 2026. Ao mesmo tempo, a Lei 15.270/2025 introduziu mudanças na tributação de altas rendas e retenção sobre determinadas distribuições de lucros e dividendos a partir de 2026. Logo, a promessa de aumentar a faixa de isenção foi efetivamente convertida em lei, mas acompanhada de medidas de compensação arrecadatória sobre outros contribuintes.

A Selic completa o quadro tributário-financeiro. Ela foi mantida em 15,00% no início de 2026 e caiu gradualmente para 14,50% em abril, 14,25% em junho e 14,00% em agosto. É incorreto chamar a Selic de “taxa criada pelo governo Lula”: desde a autonomia formal do Banco Central, as decisões são tomadas pelo Copom; ainda assim, política fiscal, expectativas inflacionárias e condições econômicas influenciam o ambiente no qual o BC decide.

A questão da “regulamentação das mídias” exige ainda mais separação entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Durante Lula I, em 2004, o Ministério da Cultura discutiu transformar a Ancine em Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual — Ancinav, ampliando atribuições regulatórias sobre o audiovisual. O projeto gerou forte controvérsia e não se transformou no modelo legal originalmente proposto. Portanto, é legítimo dizer que existiu uma tentativa de ampliar regulação audiovisual sob Lula; é incorreto dizer que a Ancinav foi implantada e passou a controlar a imprensa brasileira.

Em 2009, o governo Lula instituiu por decreto o PNDH-3, que continha uma agenda ampla de direitos humanos e se tornou foco de disputas políticas envolvendo, entre outros temas, comunicação social. O fato objetivo é que o programa foi aprovado pelo Decreto 7.037/2009; críticas ou defesas de suas propostas devem ser separadas da existência de uma lei geral de censura, que não foi criada pelo decreto.

Em 2014, Dilma sancionou o Marco Civil da Internet. Seu artigo 19 adotou originalmente a exigência de ordem judicial específica como regra para responsabilização de provedores por conteúdo de terceiros, explicitamente vinculada à proteção da liberdade de expressão e prevenção de censura. Ou seja: a principal legislação da internet aprovada sob Dilma não pode ser descrita simplesmente como uma lei de censura; sua arquitetura original procurava justamente limitar remoções compulsórias sem ordem judicial.

O chamado PL das Fake News, PL 2630/2020, também é frequentemente atribuído incorretamente ao governo Lula. O projeto foi apresentado pelo Senado em 2020, durante Bolsonaro, tendo como autor original o senador Alessandro Vieira. Em agosto de 2026, a ficha oficial da Câmara continuava indicando situação “Pronta para Pauta no Plenário”: portanto, não se tornou uma ampla “Lei das Fake News” em vigor. O governo Lula apoiou uma discussão de regulação de plataformas, mas não foi o originador do PL de 2020.

A alteração prática mais importante na responsabilidade das plataformas veio, em 2025, do STF, e não de uma lei do governo Lula. Em junho de 2025, o Supremo declarou parcialmente inconstitucional o regime do artigo 19 do Marco Civil e fixou novos parâmetros de responsabilização das plataformas. Em junho de 2026, o STF ainda examinava recursos contra a tese. É essencial atribuir essa mudança ao Poder Judiciário, ainda que governo, Congresso e sociedade tenham participado do debate político.

Em 2025 foi aprovada ainda a Lei 15.211, voltada especificamente à proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais, posteriormente regulamentada em 2026. Ela impõe deveres às plataformas, inclusive relacionados a contas de menores, mas seu objeto é mais estreito que uma lei geral de controle da imprensa ou de toda manifestação política online.

Assim, a frase “Lula aprovou uma lei para controlar todas as mídias e censurar redes sociais” não é sustentada pelo quadro jurídico até agosto de 2026. O que é sustentado pelos documentos é mais específico: governos do PT defenderam em diferentes momentos maior regulação de comunicação/ audiovisual e, mais recentemente, de plataformas; o PL 2630 surgiu em 2020 e continua pendente; regras de proteção de menores foram efetivamente aprovadas; e a principal expansão da responsabilidade geral das plataformas veio de decisão do STF.

Linha do tempo crítica por governo FHC II — 1999 a 2002. O período começou com forte desvalorização cambial em 1999. A carga tributária calculada pela Receita subiu para 30,32% do PIB naquele ano e alcançou 34,36% em 2001 pela metodologia então utilizada. O IPCA acumulou aproximadamente 39,9% nos quatro anos e terminou 2002 em 12,53%, a maior inflação anual do recorte. O salário mínimo nominal passou de R$136 para R$200; estudo previdenciário oficial calculou ganho real de aproximadamente 25,4% entre maio de 1997 e março de 2002, mostrando que alta nominal não foi apenas inflação.

Lula I — 2003 a 2006. O IPCA começou em 9,30% em 2003 e terminou em 3,14% em 2006; o mínimo passou de R$240 para R$350. Portanto, a estabilização da inflação nesse período é um resultado mensurável favorável. Ao mesmo tempo, o mandato ficou historicamente marcado pelo esquema posteriormente julgado na AP 470, o Mensalão, no qual o STF condenou 25 réus. A forma rigorosa de apresentar o período é reconhecer simultaneamente melhora macroeconômica de diversos indicadores e corrupção comprovada judicialmente; um fato não cancela o outro.

Lula II — 2007 a 2010. O IPCA acumulou cerca de 22,2%, inferior aos quatro anos anteriores, mas alimentos subiram cerca de 40,2%. O período atravessou a crise financeira internacional de 2008-09 e terminou com forte recuperação econômica. Na metodologia antiga da Receita, 2007 marcou carga tributária de 33,64% do PIB, recorde daquela série até pelo menos 2018. Em 2009, o PNDH-3 formalizou uma agenda que incluiu debates controversos sobre comunicação e direitos humanos.

Dilma I — 2011 a 2014. A inflação ficou persistentemente próxima do teto vigente à época e encerrou 2014 em 6,41%; o acumulado do mandato foi aproximadamente 27,0%, com alimentos perto de 38%. O

governo interveio fortemente no setor elétrico por meio da política convertida na Lei 12.783/2013, que tinha entre seus objetivos explícitos redução de encargos e modicidade tarifária. Em 2013 foi promulgada a Lei Anticorrupção; em 2014 veio o Marco Civil da Internet. O final do mandato precedeu a deterioração econômica muito mais aguda de 2015.

Dilma II e Temer — 2015 a 2018. Este intervalo não deveria ser tratado politicamente como um único governo, apesar de caber no bloco solicitado. Em 2015 o PIB caiu aproximadamente 3,5% e o IPCA atingiu 10,67%; em 2016 a recessão persistiu. Posteriormente, a inflação recuou para 2,95% em 2017 e 3,75% em 2018. A taxa revisada de homicídios chegou ao pico de aproximadamente 32,1 por 100 mil em 2017, antes de começar uma queda forte em 2018. Foi também no período que vieram a público e foram judicialmente aprofundados grandes casos relacionados à Petrobras e às empreiteiras; o acordo de leniência da Odebrecht de R$2,727 bilhões foi firmado em 2018.

Bolsonaro — 2019 a 2022. Os dois primeiros anos foram radicalmente alterados pela pandemia. O IPCA atingiu 10,06% em 2021; alimentos acumularam aproximadamente 46,2% nos quatro anos. O endividamento das famílias saltou fortemente em 2020-21. Ao mesmo tempo, a taxa oficial de homicídios permaneceu muito abaixo do pico de 2017, passando por cerca de 22,0 em 2019, 23,9 em 2020, 22,8 em 2021 e 22,1 em 2022 na série mais recente do Atlas. A carga tributária revisada foi 29,2% do PIB em 2020, 30,9% em 2021 e 31,2% em 2022. O PL 2630 surgiu no Senado em 2020 — fato importante para não atribuí-lo retrospectivamente ao Lula III.

Lula III — 2023 a 19 de agosto de 2026. O IPCA foi 4,62% em 2023, 4,83% em 2024 e 4,26% em 2025; em julho de 2026 acumulava 4,44% em doze meses. O PIB cresceu 2,3% em 2025; o desemprego chegou a 5,4% no segundo trimestre de 2026 e os rendimentos reais estão em níveis elevados da série recente. Esses números contradizem uma descrição de recessão ou colapso generalizado.

Ao mesmo tempo, há sinais claros de pressão: endividamento familiar de 49,8%, comprometimento de renda ao redor de 28%, inadimplência elevada em modalidades livres, Selic ainda em 14% e carga tributária de 32,4% do PIB em 2025, depois de 30,3% em 2023. Portanto, a narrativa de prosperidade sem ressalvas também não é compatível com os dados.

No campo de segurança, a taxa oficial de homicídios chegou a 20,1 em 2024, menor patamar recente, mas a taxa corrigida por homicídios ocultos foi estimada em 23,4, e o próprio Atlas aponta persistência de crime organizado e insegurança estrutural. No campo institucional, a reforma tributária passou para implementação; a isenção do IR até R$5 mil foi transformada em lei; e a responsabilidade das plataformas foi ampliada sobretudo por decisão do STF.

O caso dos descontos do INSS é um bom exemplo da necessidade de resistir ao uso partidário automático dos números. As suspeitas abrangem 2019-2024, portanto incluem três anos completos de Bolsonaro, 2022 e os dois primeiros anos de Lula III. A investigação foi deflagrada posteriormente. Dizer simplesmente “é corrupção de Lula” ou “é corrupção de Bolsonaro” ignora o período documentado, a cadeia administrativa e o fato de a apuração ainda distinguir responsabilidades individuais e institucionais.

Narrativas políticas confrontadas com os dados A primeira narrativa que não resiste ao histórico é “antes de Lula a economia estava organizada e a inflação só virou problema com o PT”. FHC II terminou com IPCA de 12,53% em 2002, a maior taxa anual de todo o recorte 1999-2026. Lula I reduziu a inflação para 3,14% em 2006. Isso não significa que Lula tenha criado sozinho a estabilidade — herdou instituições construídas anteriormente —, mas

significa que a afirmação de que recebeu inflação baixa e a destruiu é factual e cronologicamente falsa.

A narrativa inversa — “os governos do PT sempre mantiveram inflação baixa” — também é falsa. Dilma terminou 2014 com inflação elevada e 2015 atingiu 10,67%, simultaneamente a uma recessão profunda. Além disso, mesmo em Lula II, alimentos subiram muito mais que o índice geral.

A alegação “o brasileiro nunca esteve tão endividado por causa exclusivamente de Lula III” também exige correção. O endividamento atual é elevado e voltou a subir em 2025-26, mas a grande mudança de patamar já ocorreu em 2020-21. A situação atual é, portanto, continuação e nova deterioração de um problema que atravessa administrações, agravado por crédito caro e comprometimento de renda.

A frase “segurança só piorou no Brasil nos últimos anos” não é sustentada pelo principal indicador nacional comparável: homicídios oficiais caíram fortemente desde 2018. A frase “a segurança está resolvida porque os homicídios caíram” também é insustentável: o dado de 2024 tem problema de subnotificação/classificação e o Atlas identifica expansão e permanência de estruturas de crime organizado.

A afirmação “a mortalidade aumentou sob o PT”, quando aplicada genericamente à mortalidade infantil, é contrariada pela série: aproximadamente 29 por mil em 2000, 21 em 2006, 17 em 2010, 14,4 em 2014 e 12,3 em 2024. A melhora atravessa governos de todos os campos e não deveria ser apropriada exclusivamente por nenhum deles.

A afirmação “não houve corrupção comprovada nos governos do PT, tudo foi narrativa política” é incompatível com as condenações da AP 470, os documentos da Petrobras e acordos de leniência.

A afirmação oposta — “qualquer valor bilionário citado na Lava Jato equivale exatamente a dinheiro roubado do contribuinte pelo PT” — também é tecnicamente falsa. Baixa contábil, propina, superfaturamento, dano, multa e acordo de leniência são categorias distintas.

A narrativa “a carga tributária só começou a ficar alta agora” ignora que a Receita calculava mais de 30% do PIB já em FHC II e registrou 33,64% em 2007 pela metodologia antiga. Entretanto, também é correto afirmar que, dentro da metodologia atualmente usada pelo Tesouro, houve forte elevação de 30,3% em 2023 para 32,4% em 2025.

A afirmação “Lula já aprovou o PL das Fake News para censurar redes sociais” é falsa até a data deste levantamento: o PL 2630 foi apresentado em 2020 e continua pronto para pauta na Câmara. A mudança jurídica geral mais importante na responsabilidade de plataformas ocorreu pela decisão do STF de 2025. Isso não elimina o fato de governos petistas terem defendido maior regulação do audiovisual e das plataformas; apenas identifica corretamente quem propôs, quem aprovou e quem decidiu cada medida.

A promessa de ampliar a isenção do IR para rendimentos de até R$5 mil é um caso em que o compromisso político se converteu efetivamente em legislação com efeitos em 2026. Por outro lado, isso não significa redução generalizada de tributação: a mesma reforma da renda introduziu maior incidência sobre determinados rendimentos elevados e distribuições de lucros/dividendos.

Balanço final e fontes primárias para auditoria O que emerge da cronologia 1999-2026 não é uma linha reta de sucesso nem uma “linha reta da desgraça”. O período apresenta quebras muito claras.

FHC II terminou com inflação muito alta, carga tributária em crescimento e salário mínimo ainda baixo em termos nominais, embora com ganho real. Lula I e Lula II produziram um período de inflação substancialmente menor, expansão salarial e crescimento, mas também foram atingidos por corrupção posteriormente comprovada no STF e por esquemas empresariais-estatais que vieram a ser revelados em maior profundidade anos depois.

A ruptura macroeconômica mais severa fora da pandemia aparece na transição 2014-2016, quando inflação alta e recessão profunda coincidiram no governo Dilma. A partir de 2017-18 a inflação e os homicídios começaram a cair; essa queda dos homicídios continuou durante Bolsonaro e Lula III.

O mandato Bolsonaro é inseparável do choque excepcional da Covid-19: houve inflação e aumento muito forte dos preços dos alimentos e da dívida das famílias, mas também continuidade da queda dos homicídios. Atribuir tudo ao presidente ou absolver toda política doméstica porque houve pandemia são dois erros simétricos.

O terceiro governo Lula, até agosto de 2026, apresenta uma combinação que não cabe confortavelmente na propaganda de nenhum dos lados: baixo desemprego, renda real elevada, crescimento positivo, inflação muito inferior aos picos de 2002, 2015 e 2021 e homicídios oficiais em nível baixo; porém carga tributária maior que em 2023, endividamento familiar perto de 50% da renda anual, comprometimento de renda alto, juros de 14% e crime organizado persistente.

Portanto, uma crítica tecnicamente forte ao PT não precisa manipular dados. Há material factual suficiente: Mensalão com condenações; corrupção e pagamentos indevidos documentados na Petrobras; grandes acordos de leniência; recessão e inflação de 2015; aumento recente da carga tributária; endividamento elevado; histórico de propostas de maior regulação audiovisual e apoio atual à regulação de plataformas.

Mas uma crítica que pretenda ser resistente à contestação também precisa reconhecer os dados contrários à tese: queda muito expressiva da mortalidade infantil durante os governos petistas e posteriores; inflação bem menor em Lula I-II que no fim de FHC II; desemprego e renda atualmente favoráveis; homicídios em queda; e ausência, até agosto de 2026, de aprovação do PL 2630 como uma lei geral de censura das redes. Omitir esses fatos produziria propaganda, e não auditoria histórica.

Da mesma forma, uma defesa acrítica do PT teria de ignorar que corrupção foi comprovada judicialmente em casos centrais; a economia entrou em recessão profunda em 2015; a inflação alcançou dois dígitos; o país permanece com graves gargalos de saneamento e segurança; e entre 2023 e 2025 a carga tributária medida pelo Tesouro aumentou cerca de 2,1 pontos percentuais do PIB.

As principais bases originais — todas acessíveis pelas citações clicáveis desta pesquisa — são: IBGE/ IPCA para inflação e alimentação; IBGE/PNAD Contínua para emprego e renda; Banco Central/SGS e Relatório de Estabilidade Financeira para crédito, inadimplência e endividamento; IBGE e Ministério da Saúde para mortalidade; Ipea/Atlas da Violência e SIM para homicídios; Receita Federal e

Tesouro Nacional para carga tributária; CGU/AGU, MPF, Petrobras/SEC e STF para corrupção e decisões judiciais; Planalto, Câmara e STF para legislação tributária, Marco Civil e regulamentação digital; e FNDE/PNCP e Ministério das Cidades para os benchmarks usados nas equivalências sociais.

1 4 14 68 Desemprego https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php?utm_source=chatgpt.com

2 3 11 12 50 51 52 54 55 58 65 67 72 Indicadores IBGE https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/236/inpc_ipca_2026_jul.pdf

5 56 Estatísticas monetárias e de crédito https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasmonetariascredito?utm_source=chatgpt.com

6 20 70 população | taxas de mortalidade infantil https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-mortalidade-infantil.html?utm_source=chatgpt.com

7 23 57 60 repositorio.ipea.gov.br https://repositorio.ipea.gov.br/bitstreams/6e855a6f-1a5d-494d-90aa-753862e10369/download

8 35 49 Microsoft Word - CT 99 Texto .doc https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-1999

9 Copom reduz a taxa Selic para 14,00% a.a. https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/21215/nota?utm_source=chatgpt.com

10 Unemployment, total (% of total labor force) (modeled ILO ... https://data.worldbank.org/indicator/SL.UEM.TOTL.ZS?locations=BR&utm_source=chatgpt.com

13 53 66 Em dezembro, IPCA fica em 0,96% e fecha 2015 em 10,67% https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/15413-em-dezembro- ipca-fica-em-0-96-e-fecha-2015-em-10-67?utm_source=chatgpt.com

15 SCNT - Sistema de Contas Nacionais Trimestrais https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/industria/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?utm_source=chatgpt.com

16 Estatísticas monetárias e de crédito https://www.bcb.gov.br/content/estatisticas/hist_estatisticasmonetariascredito/ 202606_Texto_de_estatisticas_monetarias_e_de_credito.pdf?utm_source=chatgpt.com

17 59 Relatório de Estabilidade Financeira – Maio 2026 https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/ref/202605/RELESTAB202605-refPub.pdf

18 Endividamento de Risco no Brasil – Atualização https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/serie_cidadania/ serie_cidadania_financeira_8_endividamento_risco_2ed.pdf?utm_source=chatgpt.com

19 41 Copom mantém a taxa Selic em 15,00% a.a. https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/21008/nota?utm_source=chatgpt.com

21 Mortalidade infantil no Brasil - Portal Gov.br https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/ boletim_epidemiologico_svs_37_v2.pdf?utm_source=chatgpt.com

22 Em 2023, um em cada três domicílios rurais era abastecido ... https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/42292-em-2023-um-em-cada-tres- domicilios-rurais-era-abastecido-por-rede-geral-de-agua?utm_source=chatgpt.com

24 Atlas da violência 2026 https://repositorio.ipea.gov.br/entities/publication/9ab87dfc-33eb-4ac2-8a54-f4f1543dabbc

25 Atlas da violência 2024 https://repositorio.ipea.gov.br/items/6554d2f4-fd60-411a-ac4c-997f39034914?utm_source=chatgpt.com

26 61 69 71 Atuação do MPF — Portal de Combate à Corrupção https://combateacorrupcao.mpf.mp.br/atuacao-do-mpf?utm_source=chatgpt.com

27 30 62 pbraform20f_2014.htm https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1119639/000129281415001242/pbraform20f_2014.htm?utm_source=chatgpt.com

28 34 Odebrecht (Novonor) - Controladoria-Geral da União https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/integridade-privada/suborno-transnacional/casos-de-suborno/odebrecht-novonor? utm_source=chatgpt.com

29 Auditoria do TCESP aponta irregularidades em Regimes ... https://www.tce.sp.gov.br/6524-auditoria-tcesp-aponta-irregularidades-regimes-proprios-previdencia-social-estado-sao- paulo?utm_source=chatgpt.com

31 L12846 - Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm?utm_source=chatgpt.com

32 MCMV-FAR 2025 — Ministério das Cidades - Portal Gov.br https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/minha-casa-minha-vida-selecoes/mcmv-far-1?utm_source=chatgpt.com

33 edital concorrência pública eletrônica nº 001/2024 https://pncp.gov.br/pncp-api/v1/orgaos/21523591000151/compras/2024/6/arquivos/1?utm_source=chatgpt.com

36 38 gov.br https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/carga-tributaria/carga-tributaria-no- brasil-2018

37 gov.br https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/avaliacao-da-gestao-dos-administradores/prestacao-de- contas-do-presidente-da-republica/2025/AnexoEstimativadaCargaTributriaBoletim_CTB_20251.pdf

39 Emenda Constitucional nº 132 - Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc132.htm?utm_source=chatgpt.com

40 Presidente Lula assina PL da Isenção de IR para quem ... https://www.gov.br/fazenda/pt-br/canais_atendimento/imprensa/avisos-de-pauta/2025/marco/presidente-lula-assina-pl-da- isencao-de-ir-para-quem-recebe-ate-r-5-mil?utm_source=chatgpt.com

42 48 CULTURA https://repositorio.ipea.gov.br/bitstreams/e347487d-f661-47b5-bf1e-05cf4e8b377c/download?utm_source=chatgpt.com

43 Decreto nº 7037 - Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm?utm_source=chatgpt.com

44 L12965 - Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm?utm_source=chatgpt.com

45 63 PL 2630/2020 - Institui a Lei Brasileira de Liberdade ... https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2256735&utm_source=chatgpt.com

46 artigo 19 do Marco Civil da Internet https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-define-parametros-para-responsabilizacao-de-plataformas-por-conteudos-de- terceiros/?utm_source=chatgpt.com

47 L15211 - Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/l15211.htm?utm_source=chatgpt.com

64 imposto de renda da pessoa física (irpf) - Ministério da Fazenda https://www.gov.br/fazenda/pt-br/%40%40search?SearchableText=IMPOSTO+DE+RENDA+DA+PESSOA+F%C3%8DSICA+ %28IRPF%29&origem=keyword&utm_source=chatgpt.com

Texto integral do estudo, transcrito para leitura no site. Ver também a cronologia auditada e os gráficos de indicadores.